Começamos os seminários com o grupo de Radio. Foi
muito interessante poder conhecer a história desse meio de comunicação tão
antigo e tradicional, mas cuja tecnologia ainda está bastante presente no nosso
dia a dia.
A invenção do rádio se deu no final do século XIX, tendo seu uso popularizado já na década de 1920. Assim como diversos outros inventos, sua criação foi amplamente utilizada como comunicação em guerras e fins militares.
A popularidade do rádio se deu principalmente pelas programações culturais, os programas de música, notícias e as rádio novelas. O rádio é considerado inclusive o grande marco da comunicação da humanidade, sendo colocado inclusive como mais impactante em sua época do que a própria internet é hoje.
A grande maioria dos alunos considerava a tecnologia do rádio ultrapassada e em desuso, mas fomos lembrando de como ela ainda é presente nas nossas vidas e principalmente dos mais velhos. Muitas pessoas ainda tem o hábito de ouvir rádio pois ele transmite informações da localidade,ou seja, da sua cidade e as vezes até do seu bairro. Por ser uma tecologia mais acessível do que a televisão, muitas comunidades tem sua rádio própria. Lembramos também que hoje apesas de muitos não terem mais os aparelhos de rádio podemos ouvir pela internet e inclusive criar a nossa própria transmissão através do computador, e é com essa tecnologia que o rádio vai ser usado nas escolas como ferramenta pedagógica.
Conhecemos, durante o seminário, diversas experiências da utilização da rádio em escolas. Quando os alunos criam sua própria rádio eles têm a oportunidade de expressar suas opiniões, de pesquisar assuntos interessantes e relevantes para a sociedade e de se engajarem em uma causa.
No segundo seminário conhecemos mais sobre a utilização da TV e do vídeo na escola. Ao contrário do rádio, a TV ainda está muito presente no dia a dia da população brasileira e exerce uma influência muito grande na formação de opinião das pessoas.
A televisão foi criada no século XX e apesar de sua presença em quase todas as casas, em sua origem a televisão foi um artigo de luxo, destinado às classes mais abastadas. No Brasil as transmissões tiveram início na década de 50, com a TV Tupi inaugurada pelo jornalista Assis Chateubrind. Como ainda não existim muitos televisores aqui, foi preciso ele importar 200 aparelhos de televisão. Posteriormente foram criadas outras emissoras como a Globo, a Bandeirantes e a Record.
Voltando para o assunto da educação, alguns programas como o telecurso 2000 representaram um marco na TV brasileira, no entando discutimos criticamente o fato de utilizarem atores ao invés de professores e terem um conteúdo descontextualizados com s diversas regiões do Brasil.
Ao invéz de apenas criticar a programação da televisão, nós como professores devemos discutir com os alunos o seu conteúdo de forma crítica. Outra opção é a criação de vídeos pelos próprios alunos pois estimulaa criatividade e ainda serve como divulgação dos conhecimentos.
A produção de conteúdos para rádio e televisão é um atividade muito interessante de se fazer nas escolas, pois desenvolve nos alunos não apenas o senso crítico, também os conhecimentos dessas linguagens e das possibilidades de seus usos, além de trabalhar com a capacidade de escrita e de expressão dos alunos. Experiências muito interessantes com essas mídias se desenvolvem ao redor do mundo, nas escolas.
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