Um dos temas mais comentados da atualidade é a influência que a imagem veiculada principalmente nas redes sociais exercem sobre nossas vidas. Aplicativos como o Instagram ganham espaço em meio às redes sociais, justamente ele que valoriza muito mais a imagem do que as mensagens que estão escritas. Deixamos de ser amigos para nos tornar apenas seguidores. A publicidade além de explícita também está presente em cada usuário, famoso ou anônimo, que é capaz de influenciar outras pessoas apenas com uma foto. Vivemos em um tempo em que o homem não só cria a imagem mas é também "criado"por elas.
Desde os tempos mais primitivos da humanidade, a representação de imagens é utilizada para contar histórias, registrar costumes, demonstrar sentimentos e a fé em forças espirituais. A leitura dessas imagens também nos ajuda a compreender como pensavam as mais diversas sociedades. Nos ajuda a compreender a nossa própria história e a aprender com ela. No texto a imagem como paradigma de Luiz Felippe Perret Serpa ele diz que: "a imagem não só instrumentalizou o conhecimento, como também teve e tem um papel estruturante do próprio conhecimento".
As pinturas rupestres retratam o dia a dia do homem e a relação que ele tinha com a natureza e, principalmente, como ele se sentia em relação a ela.
Na pintura renascentista além da técnica podemos ver como o antropocentrismo dominava os novos pensamentos filosóficos.
No expressionismo a pintura tinha uma maior preocupação, não em mostrar perfeição e realismo nas imagens, isso já era feito pela fotografia, mas em demonstrar os sentimentos mais profundos.
Atualmente, as tecnologias modificaram nossa forma de produzir e apreciar as imagens, principalmente com o desenvolvimento da internet. As imagens veiculadas em meios virtuais podem ter muitas consequências positivas, mas são os acontecimentos negativos que chamam atenção das pessoas e preocupam pais e professores. Os jovens se espelham nos relacionamentos, nas roupas, nos costumes e no corpo dos influenciadores digitais. Isso demonstra a importância de ser trabalhado na escola a leitura crítica de imagens pois elas ocupam um lugar cada vez maior na nossa vida. Muitas vezes temos o pensamento equivocado de que a imagem virtual é algo separado do mundo real, que apenas serve para representar o real, mas ela é também a realidade.
"Hoje devemos ver a imagem não como representação da realidade e sim como a própria realidade, pois ela constituiu-se no fator estruturante da mesma realidade". SERPA, LUIZ, p.2
Mais do que trabalhar na escola a leitura crítica das imagens, fixas e em movimento, é necessário utilizá-las como estruturantes de novos conhecimentos, também é necessário produzir imagens, entendendo-as como textos, portadoras de sentidos e de ideias.
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