Infelizmente não pude ir para a oficina de Memes 😓 e fiquei muito sentida por isso. Já faz tempo que venho refletindo sobre como a humanidade tem a necessidade de se expressar e superar os seus problemas através da arte, seja um desenho, uma pintura, uma peça de teatro e agora também por meio de vídeos e dos tão amados Memes.
A escritora e educadora Ana Mae Barbosa, expoente do ensino de arte educação no Brasil, em sua abordagem de ensino conhecida como proposta triangular, coloca em um dos vértices desse polígono a releitura da obra de arte. Essa releitura não como uma cópia mas como uma expressão de criatividade, interpretação e conhecimento da linguágem artística.
Ao estudar sobre essa proposta logo lembrei dos memes! Aqueles memes que utilizam das obras de arte consagradas para expressar sentimentos, interpretar o que aqueles personagens estão querendo dizer. Podemos dizer que ao criar esses memes estamos fazendo uma releitura dessa obra, assim como quando criamos nossas paródias de músicas e de poesias. Trazemos para o nosso tempo, para a nossa realidade a linguagem artística de outros momentos.
Com certeza irei usas essa ideia nas minhas aulas de artes! 😉
Muito interessante a relação estabelecida com a arte educação. É fundamental percebermos as tecnologias imbricadas com todas as áreas do conhecimento, para poder inserir as novas dinâmicas nas mais diferentes disciplinas e atividades pedagógicas.
ResponderExcluir