domingo, 22 de abril de 2018

Bach-tidão A gelialidade dos jovens no uso da tecnologia

Bom dia leitores!

Continuaremo hoje a conversar sobre o uso das tecnologias na educação. Atualmente estou pesquisando na internet propostas e planos de aulas que utilizem a tecnologia como parte da metodologia e encontrei muitas coisas interessantes principalmete relacionadas ao uso de fotos e vídeos de celular para mostrar sua cidade e os problemas existentes nela. É uma forma de driblar a falta de outros recursos como computadores e outros equipamente que são escassos principalmente na rede pública.

A divulgação de propostas de aula, relatos de experiências e discussões é muito benéfica para a comunidade docente. O uso dos blogs, como vimos em sala de aula, facilitou muito essa  troca de conhecimentos. Atualmente esse mesmo tipo de conteúdo pode ser visto também nas redes sociais como instagram e facebook.  

Voltando ao assunto do uso das tecnologias na escola, esses dias quando eu estava navegando na internet encontrei uma matéria muito interessante no site de jornalismo da Globo. "A anatomia do Bum Bum  Tam Tam".

Vale muito apena ver o vídeo da reportagem! ↓↓↓↓↓↓↓

https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/como-mc-fioti-usou-flauta-de-bach-em-producao-caseira-e-transformou-bum-bum-tam-tam-em-aposta-mundial.ghtml

Obs 1: para quem não conhece, eis a música objeto da reportagem:


A reportagem entrevista o Mc Fioti, para saber como um trecho de um obra do compositor alemão Sebastian Bach foi parar em um rit de funk paulista.

Obs 2: Para quem não conhece a Partita em Lá menor de Bach


A entrevista dele me chamou muita a atenção porque ele diz que descobriu a música de Bach fazendo uma pesquisa na internet. Logo que ele viu achou incrível e resolveu criar o sample da música. Depois disso foi vindo a inspiração para o restante da composição, utilizando programas de edição de som, de composiçao de música eletrônica que ele aprendeu a usar pelo youtube.

   "O youtube ensina tudo" Mc Fioti

Com que recursos tecnológicos? Um celular emprestado e um computador cheio de virus.

Para mim fica claro que a juventude Brasileira tem sua capacidade criativa subutilizada na falta de incentivo das escolas ao uso das tecnologias, em políticas que não privilegiam a educação e na falta de condições de vida em geral. Um jovem vindo da periferia, sem acesso a cultura, que provavelmente nunca foi a um teatro, nunca teve condições de pagar para ir a um show ou sequer poder comprar um instrumento musical ao acessar a internet consegue encontrar obras de compositores de todas as épocas e através delas criar sua propria obra. Recorre ao autodidatismo para aprender a manipular os programas de composição, utiliza elementos da paisagem sonora, da improvisação, e os mais diversos elementos musicais para criar.

É preciso acreditar nos jovens da periferia, é preciso que a escola se modernize e entenda as mudanças que acontecem mundo e o contexto de vida dos seus alunos. Quantos talentos não são perdidos? Quantos compositores não devem estar hoje sendo atendentes de lanchonete, ajudantes de pedreiro, catadores de lixo. Nada contra nenhuma profissão, mas contra a falta de oportunidade de desenvolver os talentos.   

Um comentário:

  1. Muito bem Ana, parabéns pela incorporação da hipertextualidade e da hipermídia no teu post. Veja que essa incorporação das tecnologias na educação precisam estar em todos os níveis do ensino e para todas os alunos, independente de nível social. É necessário oportunizar a todos os jovens (e nessa categoria incluo também as crianças) o conhecimento, a exploração, a criação com as tecnologias, para que se constituam enquanto sujeitos sociais plenos.

    ResponderExcluir